domingo, 15 de janeiro de 2012

Eu sou eu

O que é o ser? E o que é normal? "eu sou eu! " dizem os neuróticos. Mas, é uma ilusão, uma defesa contra a fragilidade da existência, contra as advesidades da natureza, do envelhecimento, e contra a certeza da morte. "não sei o que sinto que sou." dizem os borderlines. Mas isso é apenas a ausência de defesas do ego, para impedir a invasão da consciência pela certeza da finitude, pela certeza da solitude, e pela constatação da fragilidade. O "problema" é que o border quer justificar a incerteza. "eu sou napoleão " dizem os psicóticos. Mas isso é uma alucinação de um ego inflacionado porque nenhuma libido é direcionada para a realidade. Mas os psicóticos não ligam, porque afinal se ligassem não seriam psicóticos. E então? O que é o ser? Eis uma questão que entendi como errada. É errado perguntar isso. Porque se em milhares de anos, milhares de pensadores não puderam chegar a uma conclusão, eu que não vou perder meu tempo com isso. O melhor é FAZER! Eu não sei o que é o ser. Mas, o ser, se caracteriza pelo que ele FAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário